Notícias
LIVROS DE CÂMARA CASCUDO GANHAM VERSÃO DIGITAL
05 de Julho de 2013
  • Cascudo Livro 3

O incansável professor potiguar Luís da Câmara Cascudo, ao longo de sua vida, escreveu cerca de 230 livros e livretes, sendo eles, em sua grande maioria, sobre a vida e a alma do brasileiro, seus jeitos, suas manias, suas raízes e seus credos. A Global Editora, responsável por manter viva a obra de Câmara Cascudo, disponibiliza a versão digital dos livros: Canto do Muro; Coisas que o Povo Diz; Geografia dos Mitos Brasileiros; História dos Nossos Gestos; Jangada, Mouros, franceses e judeus; Rede de Dormir; Viajando o Sertão; Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944 eLiteratura Oral no Brasil. As obras podem ser adquiridas pela Amazon, Apple, Iba, Gato Sabido, Saraiva, Cultura, entre outras. Conheça um pouco sobre essas obras:

O livro Canto de Muro pode ser definido como um namoro com a natureza e reverência pelas espécies animais menos prestigiados pelo bicho-homem e que vivem nos quintais das velhas casas, nos cantos de muro, entre trepadeiras, tijolos quebrados, e um tanque, no qual vão se abeberar os bem-te-vis, os xexéus, as lavadeiras de casaca preta. Cascudo constrói uma espécie de narrativa épica, repleta de poesia.

Em Coisas que o povo diz estão reunidas pesquisas e notas sobre nossa cultura popular. O leitor se deleitará com explicações às vezes eruditas sobre conceitos da cultura popular, nem sempre de acordo com a ciência oficial, da maneira que só Câmara Cascudo sabia fazer, em meio a uma leitura leve e divertida, e que, em alguns capítulos, chega a ser surpreendente.    

Geografia dos Mitos Brasileirosé um livro que em todas as páginas leva o leitor a uma viagem a cada pedaço de chão de nosso país. Citando obras de renomados estudiosos no assunto, o mestre Câmara Cascudo trilhou com resignação pelos quatro cantos do Brasil e classificou o resultado de sua pesquisa da seguinte maneira: dividiu os mitos em primitivos, secundários e locais. A pesquisa sobre cada assunto foi realizada por Estados, com um minucioso levantamento de suas características regionais.

No livro Histórias dos Nossos Gestos, Câmara Cascudo catalogou os gestos — alguns próprios dos brasileiros, outros vindos de outras culturas e alguns outros adaptados, e explicou o significado de cada um deles. Na obra fala também da origem de cada um e vai além, quando sabe o significado de um determinado gesto em algum outro país.

Publicado inicialmente em 1957, Jangada: Uma Pesquisa Etnográfica ainda é considerado a melhor publicação sobre o tema de que se tem conhecimento. Neste livro, o autor apresenta um estudo da vida do homem do mar, passando por aspectos curiosos como superstições, crendices, contos e lendas; além da pesquisa etnográfica que detalha o uso da jangada desde o século XVI. 

De uma forma muito clara e concisa, Câmara Cascudo apresenta no livroMouros, Franceses e Judeus – Três Presenças no Brasil um estudo sobre o legado que estes três povos deixaram em nossa formação cultural e que ainda hoje continua a produzir os fenômenos que se tornaram folclóricos. Um livro indispensável para aquele que quer entender o universo da mentalidade brasileira. 

Em Rede de Dormir: Uma Pesquisa Etnográfica, Câmara Cascudo remete o leitor ao século XVI, quando o cronista e pesquisador espanhol Juan Lopez Velasques em sua Geografia General de las Índias assinalava o uso da rede em todo o continente americano – desde o México até a Argentina, incluindo países da América Central e as Antilhas. Mais adiante, cita Von Martius e Saint-Hilaire, que no século XVIII falam sobre a quantidade de redes em São Paulo e Minas Gerais, além da qualidade de sua fabricação.

Publicado pela primeira vez em 1934, Viajando o Sertão traz o relato de uma viagem do autor pelo interior do estado do Rio Grande do Norte – contado em forma de crônicas –, entre 16 e 29 de maio daquele ano. Cascudo integrava a comitiva do interventor federal Mário Câmara. Presentes, também, no grupo, estavam técnicos em Educação, Agricultura e Açudagem. Ao professor Cascudo coube a missão de observar e mapear a realidade cultural e artística vista e vivida por onde passaram.

Em Literatura Oral no Brasil, o incansável pesquisador dos costumes brasileiros Câmara Cascudo traz informações precisas e ao mesmo tempo preciosas acerca da cultura popular, transmitida verbalmente de geração para geração e perpetuada na memória. Publicado inicialmente em 1952, o livro foi apresentando de maneira a evidenciar que essa forma de comunicação é de grande valia na revelação, mesmo que nas entrelinhas, a identidade cultural de uma nação.

A obra Câmara Cascudo e Mário de Andrade: Cartas, 1924-1944, numa edição organizada e anotada pelo professor Marcos Antonio de Moraes, mostra o crescimento incessante da intimidade entre os dois grandes pesquisadores do folclore brasileiro. O tratamento usado por ambos no início do contato evidencia uma mútua admiração e enorme sintonia. Com o passar do tempo, a troca de cartas e a admiração que um tem pelo outro se transforma num sentimento fraternal.

Sobre o autor:Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil, Luís da Câmara Cascudoviveu toda sua vida no Rio Grande do Norte. Lia muito, recebia visitas, escrevia demais. Em suas viagens fazia amigos e ouvia histórias. Trocava muita correspondência. Por ser um homem muito querido, recebia – por escrito ou ao pé do ouvido – muitas informações sobre "causos" que embalaram o sono e assustaram gerações e gerações. Professor Cascudo, como historiador que era, também pesquisou os caminhos trilhados pelo homem e seu legado nos deixou as mais preciosas informações sobre a cultura brasileira. O pesquisador trabalhou até seus últimos anos e foi agraciado com dezenas de honrarias e prêmios. Morreu aos 87 anos. Pela Global Editora tem publicadas 37 obras. Entre elas estão: Antologia da Alimentação no Brasil, Antologia do Folclore Brasileiro I, Antologia do Folclore Brasileiro II, Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas 1924-1944, Canto de Muro, Civilização e Cultura, Contos Tradicionais do Brasil, Dicionário do Folclore Brasileiro, Geografia dos Mitos Brasileiros, História da Alimentação no Brasil, História dos Nossos Gestos, Jangada: Uma Pesquisa Etnográfica, Lendas Brasileiras, Literatura Oral no Brasil, Made in Africa, Prelúdio da Cachaça, Religião do Povo, Tradição, Ciência do Povo. Para crianças e jovens: Contos Tradicionais do Brasil para Jovens, Lendas Brasileiras para Jovens, Vaqueiros e Cantadores para Jovens, O papagaio real, O marido da mãe d’água – A princesa e o gigante, A princesa de Bambuluá e Facécias.

 

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.