Bibliográfico

1.Arquivo Documental

Um dos maiores acervos de Cascudo, tanto em quantidade quanto em importância histórica. Este acervo é composto por diversas coleções, sendo as mais relevantes:

 
  • Correspondências – cerca de 15.000 (quinze mil) cartas dos mais diversos correspondentes, oriundos tanto do país como do exterior. As cartas retratam laços de amizade estabelecidos por Cascudo no decorrer de sua vida, sendo também utilizadas por ele como fonte de pesquisa e consulta. Totalmente digitalizado, o acervo é passível de pesquisa com fins acadêmicos. O interessado deve enviar um e-mail para contato@cascudo.org.br, relatando a finalidade de sua pesquisa. 
  • Fotografias – cerca de 2.000 (duas mil) fotografias, todas digitalizadas.
  • Discos – cerca de 300 (trezentos) com destaques para verdadeiros documentos folclóricos musicais. Todo este acervo está mantido em discos de vinil (33 rotações), que serão posteriormente transferidos para CDs, de forma a possibilitar uma pesquisa mais eficiente.
  • Jornais – constam mais de 1.000 (hum mil) jornais dos principais meios de comunicação nacionais. Em vários deles existem artigos de autoria de Câmara Cascudo, muitos inéditos em livros.
  • Literatura de cordel – cerca de 250 (duzentos e cinqüenta) folhetos.
  • Partituras musicais – cerca de 80 (oitenta).
  • Documentos históricos – cerca de 300 (trezentos) manuscritos do século XIX.
  • Diplomas – cerca de 100 (cem), com destaque para os diplomas de Professor Emérito e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cidadão Paulistano e Prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras.

 

2. Biblioteca

Composta por cerca de 10.000 (dez mil) volumes de livros, além de separatas e opúsculos, a biblioteca particular de Câmara Cascudo foi “construída” no decorrer de sua vida e reflete muito do intelectual que ele foi. Contando com vários exemplares em outras línguas e obras do século XIX, a biblioteca é considerada “rara” também pela quantidade de primeiras edições e dedicatórias existentes nos seus livros. Uma curiosidade são as anotações e grifos do próprio Cascudo nos livros, que demonstra o seu método de consulta e pesquisa no acervo.

 

3. Pesquisa

A realização de pesquisas locais são permitidas através de agendamento prévio, que pode ser feito através do e-mail contato@cascudo.org.br ou do telefone (84) 3222-3293. A instituição confirmará data e horário para a realização da pesquisa.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. A Bilheteria fecha às 15h30.

Preço do Ingresso: R$ 5,00 - Estudantes com carteira pagam meia-entrada.

Escolas da rede pública e projetos sociais são isentos do pagamento.

Professores da escola particular acompanhando grupos de alunos são isentos do pagamento.

O ingresso só pode ser pago em dinheiro, não havendo venda antecipada de ingresso.