Apresentação

Instituição cujo objetivo é a preservação, divulgação e gerência do patrimônio cultural de Luís da Câmara Cascudo, principal nome intelectual do estado do Rio Grande do Norte, o LUDOVICUS funciona na casa em que Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu a sua monumental obra. Nela estão dez coleções, além de todo acervo bibliográfico e documental do nosso patrono. Curiosidades como as paredes autografadas da biblioteca, a preciosa pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas, são algumas das atrações da instituição, que testemunha uma vida dedicada ao saber e a cultura do Brasil.

O nome escolhido para denominar o Instituto, Ludovicus, possui uma razão histórica e também sentimental. Câmara Cascudo, no seu livro autobiográfico O Tempo e Eu, nos conta que: “Batizou-me o padre João Maria Cavalcanti de Brito, em 9 de maio de 1899, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, da Ribeira, presentemente Matriz. (...) Meu padrinho (o Desembargador Joaquim Ferreira Chaves, Governador do Estado) sabia latim e respondeu às perguntas do sacerdote: Quid petis ad Ecclesia Dei? Fidem! E a Igreja concedeu-me a súplica. O Padre João Maria disse meu nome certo em latim: - Ludovicus”. Portanto, o nome Luís em latim é que hoje denomina o Instituto que preserva a sua memória.

A logomarca também possui uma interessante origem. Ao criar o Instituto buscamos uma logomarca que se identificasse, de forma inequívoca, com a figura de Câmara Cascudo. A base para criação da logomarca foi o ex-libris cascudiano, que tem como elementos ilustrativos o peixe cascudo e uma inscrição em latim. Novamente é o próprio Cascudo quem nos explica: “Cascudo não é o coleóptero, mas um peixe de loca, acari, Precostomus loricariae, que inclui no seu ex-libris, com o moto Dum Spiro Spero (Enquanto respiro, espero)”. O ex-libris foi trabalhado e gerou a logomarca que tem como ilustração o “peixe cascudo”.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.