Notícias
CÂMARA CASCUDO: TRAJETOS DE MEMÓRIAS E SABERES
25 de Março de 2013
  • Marcos Silva

                  Memorialista, historiador, romancista, etnógrafo, ensaísta, geógrafo, jornalista: Câmara Cascudo foi e continua a ser, através de sua obra, uma enciclopédia ambulante, criador e portador de saberes e mais saberes.

                 De 15 a 19 de agosto de 2005, realizou-se o seminário “Câmara Cascudo e os saberes”, originalmente integrado ao projeto “Memória do Saber”, do CNPq (Ministério da Ciência e Tecnologia). O seminário foi patrocinado pela FFLCH/USP, com o apoio da Biblioteca Municipal Mário de Andrade (onde foi sediado, numa homenagem aos laços de admiração e amizade que uniram Câmara Cascudo e o patrono da biblioteca) e das pró-reitorias de Cultura e de Extensão e Pesquisa da Universidade de São Paulo, sob a coordenação geral de Marcos Silva.

                Luís da Câmara Cascudo, que viveu entre 1898 e 1986, é um dos maiores estudiosos da cultura popular no Brasil. Suas pesquisas abrangem um vasto leque de temas, com destaque para a literatura oral e o universo de autos, cantos e danças folclóricos. Ele foi amigo e também colaborador de Mário de Andrade, que viajou para Natal em dezembro de 1928, permanecendo no Rio Grande do Norte até o mês seguinte, pesquisando diferentes aspectos da cultura popular do estado.

                A presença de Câmara Cascudo na cena cultural da cidade de Natal (onde nasceu e viveu), junto com outros de seus contemporâneos, significou a abertura de horizontes para a criação de instituições eruditas, como a universidade e tantas mais, incluindo os universos da música e das tradições populares. Optando por morar naquela cidade, Câmara Cascudo não abriu mão de informação cosmopolita e atualizada e também divulgou suas obras em várias cidades brasileiras e em diferentes países.

                As cinco mesas-redondas do seminário abordaram temas de grande interesse para o conhecimento daquele pesquisador e escritor e estiveram a cargo de importantes pesquisadores da literatura e das ciências humanas brasileiras, tais como: Telê Ancona Lopez (IEB/USP) e Marisa Lajolo (IEL/Unicamp), que trataram da correspondência entre Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Monteiro Lobato; Renato Queiroz (FFLCH/USP), Roberto Motta (UFPE) e Maria Antonieta Antonacci (PUC/SP), discutindo faces da cultura (mitos, religião e etnias); Izabel Marson (IFCH/Unicamp), Durval Muniz de Albuquerque (CCHLA/UFRN) e Raimundo Arrais (CCHLA/UFRN), dedicados a dimensões da história (Império e Nordeste); Margarida de Souza Neves (PUC/RJ), Mônica Pimenta Veloso (Fundação Casa de Rui Barbosa/RJ) e Humberto Hermenegildo de Araújo (CCHLA/UFRN), ocupados com outros aspectos de Câmara Cascudo como historiador (escrita, corpo e modernidade); e Jerusa Pires Ferreira (PUC/SP), Cléria Botelho Costa (UnB) e Marcos Silva (FFLCH/USP), que analisaram culturas do povo (abrangendo oralidade e intertextualidades).

                Junto com as mesas-redondas, houve atividades artísticas pertinentes ao universo pesquisado por Luís da Câmara Cascudo: Congada de São Benedito (de Cotia, SP); declamação de poesia popular e poemas modernistas, junto com solos de violão erudito, em peças inspiradas na tradição popular; Grupo Samba de Roda Honorato Missé (de Pirapora do Bom Jesus, SP); serestas e modinhas, sob coordenação de Cláudio Galvão (CCHLA/UFRN) e piano por Tato Fischer, e pastoril do Grupo Ô de Casa (da Vila Sabrina, São Paulo, SP).

                Este volume reúne textos da maioria daqueles participantes originais do seminário para realçar a grande importância de Câmara Cascudo na reflexão sobre o Brasil e o mundo.

                Retomamos e ampliamos nossa experiência coletiva anterior com o Dicionário crítico Câmara Cascudo e o livro individual Câmara Cascudo, Dona Nazaré de Souza & Cia., convidando todos a pensarmos sobre horizontes de cultura popular, que continuam em aberto para a discussão, e homenageando o pioneirismo do escritor potiguar na reflexão sobre este universo.

MARCOS SILVA (Organizador da obra “Câmara Cascudo e os saberes”,

Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2013).

 

SUMÁRIO DA OBRA:

  • Monteiro Lobato e Câmara Cascudo: correspondência, história e teorias literárias – Marisa Lajolo
  • Câmara Cascudo e os nossos gestos – Renato da Silva Queiroz
  • Câmara Cascudo e a música – Cláudio Augusto Pinto Galvão
  • “Boca cheirosa[...], ouvido doce e limpo”: África made in Brasil – Maria Antonieta Antonacci
  • O(s) império(s) de Câmara Cascudo – Izabel Andrade Marson
  • Uma projeção lírica, uma poesia recordadora: o Nordeste de Câmara Cascudo – Durval Muniz de Albuquerque Júnior
  • Na ronda do tempo. Luís da Câmara Cascudo, historiador – Margarida de Souza Neves
  • Uma história dos nossos gestos: a abordagem inovadora de Luís da Câmara Cascudo no campo da História Cultural – Mônica Pimenta Veloso
  • Câmara Cascudo e a busca do moderno – Humberto Hermenegildo de Araújo
  • A voz viva: poéticas da voz e do corpo em Câmara Cascudo – Jerusa Pires Ferreira
  • A magia do contar: a oralidade em Câmara Cascudo – Cléria Botelho da Costa
  • Allegro rubato: gêneros textuais e campos de saber em Câmara Cascudo – Marcos Silva

 

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.