Notícias
Urucuia Grande Sertão leva a cultura popular ao palco
22 de Fevereiro de 2013
  • Urucaia 03

O Coletivo Peneira estrou em junho de 2012 a peça infanto-juvenil Urucuia Grande Sertão, vencedora do Prêmio Arlequim – nas categorias melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor iluminação -, no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro. O texto de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto é inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina, e conta com a direção de Marcia do Valle.

A trama se passa em um reino distante no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. Após o anúncio surgem muitos pretendentes e, com isso, o patriarca volta a nutrir esperanças, apesar de toda a resistência da moça, que se julga a mais inteligente do império. Para a nobre, nenhum homem é capaz de satisfazê-la intelectualmente. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

O Urucuia Grande Sertão é composto por Alex Teixeira, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi, Rogerio Lisil e Thaiane Leal.

Sobre o Coletivo Peneira:

O Coletivo Peneira (http://migre.me/9yUM5) é uma trupe que tem a cultura popular brasileira como fonte de inspiração para criações artísticas.Ele foi criado em 2010 por artistas de diversas localidades do estado do Rio de Janeiro, que desempenham um importante papel social por meio da ocupação de espaços públicos ociosos, como praças e parques. Seus encontros são realizados em escolas municipais cariocas, na Casa da Gávea, na Casa da Glória, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Aterro do Flamengo e na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, acreditando que a arte e a educação devem sempre andar juntas. Fomentando a criação de redes empreendedoras em todo o Grande Rio, o Coletivo ministrou oficinas de teatro em sua primeira casa, o Centro Cultural A História Que Eu Conto, localizado na comunidade de Vila Aliança, na Zona Oeste da cidade. Também participou do documentário “Bangu Território em Transição” (http://migre.me/8OJ6x), vencedor do premio na categoria júri popular, do 1º Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy. Em 2011, aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura - Território de Paz e em parceria com o projeto Bairro Educador, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação do Rio, o grupo apresentou o espetáculo Urucuia Grande Sertão, no circuito fora do eixo central, em colégios municipais, em praça pública, na comunidade do Batan, em Realengo, na Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, e no Teatro Mario Lago, em Vila Kennedy. Em 2012, o Coletivo Peneira estreou o Urucuia, agora com direção de Marcia do Valle, em sua primeira competição, o Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, onde foi indicado a oito categorias, sendo vencedor do Prêmio Arlequim de melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor iluminação. Atualmente a trupe se reúne ainda para pesquisas teatrais, já que a maioria dos componentes são estudantes de artes cênicas. Além disso, os integrantes apostam em intervenções, considerando que a rua é uma excelente plataforma para a experimentação artística. 

Ficha técnica:

Direção: Marcia do Valle

Direção musical: Raoni Costa

Elenco: Alex Teixeira, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi, Rogerio Lisil e Thaiane Leal

Iluminação: Leopoldo Barbato

Cenografia: Karine Drumond

Figurino: Camila Loren

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.