Notícias
Cascudo, o historiador de Mossoró
28 de Fevereiro de 2012
  • mss1
  • mss2
  • mss3

Lançamento – Professor lança livro no qual analisa a maneira como Câmara Cascudo escreveu a história da segunda maior cidade do RN.

O trabalho de historiador de Luís da Câmara Cascudo é comumente associado à história da cidade de Natal. No entanto, a obra “Mossoró não cabe num livro – Luís da Câmara Cascudo, o historiador da cidade” (Editora Ideia, 262 páginas) promete ampliar essa concepção. O fruto da pesquisa do mestre em História e professor Bruno Balbino Aires da Costa foi lançado na segunda-feira (27/02/2012), em um evento que teve lugar no campus da Universidade Potiguar (UnP) localizado na Avenida Floriano Peixoto. O lançamento teve ainda uma mesa redonda da qual o autor participou com o tema “Historiografia e a Produção da História Local”.

Balbino, que é natural de Mossoró, escolheu como tema de sua dissertação de Mestrado a atuação de Cascudo como historiador da cidade e decidiu publicá-la em 2012. “Todos conhecem o trabalho dele como historiador da capital do estado, mas poucos se lembram que ele também exerceu esse cargo em Mossoró”, explica o professor da UnP.

A dissertação teve como objetivo analisar a maneira como Cascudo escreveu a história de Mossoró no livro “Notas e Documentos para a História de Mossoró”; quais os personagens históricos que ele priorizou e como ele criou toda uma identidade para o município. O rótulo “Mossoró, Terra da Liberdade”, por exemplo, foi cunhado pelo natalense.

“Mossoró não cabe num livro” também aborda outras duas obras do folclorista: a biografia “Jerônimo Rosado: uma ação brasileira na província de Mossoró (1861-1930)”, sobre o patriarca da família Rosado e sua relação com a cidade e “Mossoró: Região e Cidade”, coletânea de artigos reunidos sobre o município e seus vizinhos do oeste potiguar, lançado em 1986 por Vingt-Un Rosado.

Lançando seu primeiro livro aos 25 anos, Bruno Balbino surpreende por ter construído uma carreira tão prolífica, sendo tão jovem. Além de ensinar História na UnP e ser mestre no curso pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o mossoroense é professor do Contemporâneo e professor substituto da UFRN. Formou-se em História pela UFRN em Mossoró no ano de 2009, e veio fazer seu mestrado na capital do estado no mesmo ano. Sagrou-se mestre em 2011, com dissertação orientada pelo Prof. Durval Muniz e que originou a obra agora lançada.

Fonte: Matéria publicada no “NOVO JORNAL”, Natal, 25 de fevereiro de 2012, Cultura, p. 13.

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.