Notícias
Reitoria UFRN visita Instituto Câmara Cascudo
28 de Agosto de 2023

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, visitou, nesta segunda-feira, 28, o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, sediado na casa onde viveu o intelectual Luís da Câmara Cascudo. O momento foi guiado pelas representantes do Instituto, Daliana Cascudo e Camilla Cascudo, que apresentaram os cômodos e curiosidades da moradia, assim como o acervo preservado no local.

Na ocasião, as netas de Câmara Cascudo mostraram os manuscritos originais de nove obras inéditas, encontradas na biblioteca particular do avô. Entre os materiais, estão as obras História antiga do Ceará-MirimHistória da Literatura Norte-rio-grandense e Ruas da Cidade do Natal, as quais se espera publicar em parceria com a UFRN. A apresentação dos manuscritos foi acompanhada pelo professor aposentado da UFRN, Humberto Hermenegildo, referência nos estudos sobre Cascudo.

Daniel Diniz agradeceu pela recepção durante a visita, que considera relevante não apenas pelo valor histórico e cultural do legado de Câmara Cascudo, mas também pelo seu protagonismo na criação da própria UFRN, onde realizou o discurso inaugural. O reitor reforçou o interesse da Universidade em realizar novos trabalhos em cooperação com o Instituto Ludovicus, de modo a manter viva a memória e disseminar os conhecimentos deixados pelo intelectual potiguar.

 

Fonte:https://ufrn.br/imprensa/noticias/73976/reitoria-visita-instituto-camara-cascudo

Marina Gadelha de Ascom-Reitoria UFRN

 

Fotos: Cícero Oliveira

 

 



Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.