Notícias
Presença Cascudiana no II Encontro Internacional de Fashion Law do RN
16 de Abril de 2021

No II Encontro Internacional de Fashion Law do RN, promovido pela OAB do estado, nos dias 12 a 14 de abril teve, em uma de suas mesas, a intervenção do professor Fábio Fidelis de Oliveira (UNI-RN) com o tema “Direito, moda e problemáticas de fundo cultural: um itinerário bibliográfico cascudiano”. Naquela oportunidade foi exposto, em um esforço de síntese, algumas das principais referências de Cascudo sobre a definição de “cultura”, e o estudo dos temas nordestinos nos livros “Vaqueiros e Cantadores” e “Mouros, Franceses e Judeus”, por apresentarem específica ligação com recentes debates sobre patrimônio cultural e os limites de uma indevida apropriação. 

A presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/RN, Amanda Câmara, explicou que o evento deste ano buscou trazer novas amplitudes para a advocacia potiguar. Foram debatidos temas envolvendo o Fashion Law (Direito aplicado à moda), como apropriação cultural, direito empresarial, e-commerce, direito do consumidor, direito criminal, inovações tecnológicas, propriedade intelectual, sustentabilidade, o contexto do COVID-19 na indústria têxtil, contratos, cultura e arte, direito do trabalho e atuação internacional. 

Cascudo voltará ainda a comparecer em debates jurídicos com a realização, no segundo semestre desse ano, do III Encontro Internacional “Direito Cultura e Memória”, organizado pelo UNI-RN, o Instituto Ludovicus e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O encontro novamente evocará a memória do saudoso professor e terá, também, uma de suas mesas dedicadas à temática “Fashion Law”. 

Fonte: www.oabrn.gov.br

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.