Notícias
Biblioteca Pedagógica de Limeira/SP realiza evento em comemoração ao Dia do Folclore com homenagem especial a Câmara Cascudo
20 de Setembro de 2019

No município paulista de Limeira, o Dia do Folclore Brasileiro, celebrado a 22 de agosto, teve uma comemoração diferente organizada pela equipe da Biblioteca Pedagógica da Secretaria de Educação. O evento foi voltado aos alunos das escolas da rede municipal de ensino e realizado das 8h às 16h no palco do Parque Cidade e na própria biblioteca.

O objetivo da iniciativa foi fomentar os diferentes gêneros textuais presentes na cultura popular brasileira, como por exemplo as lendas, trava-línguas, receitas culinárias, poemas, contos, cantigas de roda, parlendas, cordel, dentre outros. Além da programação, que trouxe apresentações artísticas das escolas participantes, o evento contou com barracas temáticas que ofereceram prendas produzidas a partir dos diversos gêneros textuais e obras literárias difundidas no Folclore brasileiro. Uma das barracas apresentou banners com imagens e obras de Câmara Cascudo, possibilitando aos alunos um contato mais direto com o universo folclórico estudado pelo Mestre Potiguar. Houve ainda contação de histórias baseada no conto “Couro de Piolho”, recolhido por Cascudo e registrado em sua obra “Contos Tradicionais do Brasil”.

A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, responsável pela organização do evento, ressaltou que a realização destes eventos nas bibliotecas públicas do município fomenta estes espaços como fundamentais para a democratização do acesso ao livro, incentivo à leitura e formação de novos leitores.

O evento contou com a participação das seguintes escolas: CI Prefeito Ary Levy Pereira, Emeief Profª Egle Maria Ciarrochi, Emeief Angelo Biasotto, Emeief Prof. José Roberto Braz, Emeief Profª Evangelina Mauro, Emeief Profª Cassiana Maria Soares Lenci, Emeief Limeira, Emeief Profª Raquel Ap. Gonçalves Franceschi, Emeief Maria Ap. Machado Julianelli, Emeief Profª Maria Ap. de Luca Moore e Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini. 

Agradecemos imensamente a Camilla Cazonatto, membro da Biblioteca Pedagógica da Secretaria de Educação de Limeira, pelo envio das informações e das imagens. 

Fonte: https://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/news.php?p=8363

 
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.