Notícias
Câmara Cascudo em evidência no 18º CONIC do UNI-RN
26 de Outubro de 2018

Jornalista, historiador, advogado e antropólogo, Câmara Cascudo foi um natalense que se destacou na cultura norte-rio-grandense e brasileira. Autor de diversos livros, a história desse potiguar será destaque na 18ª edição do Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN (CONIC), por meio do cortejo “A Pé com Cascudo”.

O cortejo é alusivo aos 120 anos de Câmara Cascudo e acontece no dia 26 de outubro, dentro da programação do Congresso.  Trata-se de um minicurso interdisciplinar, envolvendo áreas como Direito e Arquitetura, sendo realizado de forma prática por meio de uma caminhada em locais históricos na Cidade Alta (zona leste) e Cidade Baixa (Ribeira), tendo como destino final o Instituto Ludovicus.  

A atividade é voltada a alunos de todos os cursos do UNI-RN e tem o intuito de discutir sobre a figura de Câmara Cascudo, bem como falar da história e memória da cidade de Natal, ressaltando os aspectos arquitetônicos dos lugares visitados. Durante o trajeto, os participantes podem realizar fotos dos ambientes visitados e concorrerem em concurso fotográfico, cujo resultado será divulgado na Semana de Urbanismo, que será realizada entre 6 e 8 de novembro.

O cortejo será coordenado pelo professor do UNI-RN, Haroldo Maranhão e é organizado pelo projeto de extensão Lentes Urbanas em parceria com o grupo Tertúlia Literária, ambos do UNI-RN, e conta com o apoio do Instituto Ludovicus.

Serão disponibilizadas para o cortejo 25 vagas. Os interessados devem realizar inscrições online, que estarão disponíveis em breve nos site do SISUNI.

A caminhada também se insere no projeto de extensão “Filosofia, Direito e Sociedade” e objetiva a valorização da cultura natalense e seus aspectos regionais, constituindo-se em uma atividade multidisciplinar, que congregará elementos das áreas da política, cultura e arquitetura. 

Além da participação no cortejo, esse projeto de extensão também promoverá durante a programação do CONIC, a 1ª Mostra: Filosofia, Direito e Sociedade, onde o grupo de estudo Tertúlia Literária, que integra o projeto, discutirá sobre importantes temas da literatura brasileira e internacional. A mostra acontece no dia 26, às 20h no Espaço Luz, localizado próximo a Biblioteca do UNI-RN.

Fonte: http://www.unirn.edu.br

 

    

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.