Notícias
Câmara Cascudo é o tema da próxima edição do projeto Literatura e Direito: diálogos possíveis promovido pelo MPRN
14 de Setembro de 2018

O projeto “Literatura e Direito: diálogos possíveis”, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), por meio da Assessoria Técnica de Editoração, promove a edição especial “120 anos de Câmara Cascudo”.

A próxima edição do projeto acontece no dia 28 de setembro, das 9h às 12h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. O debate terá como ponto de partida a obra “Canto de Muro”, romance publicado pelo folclorista. A obra é uma descrição minuciosa das relações entre as diversas espécies que habitam um espaço mínimo que se estende ao longo de um canto de muro. Todos os conflitos e embates que envolvem essa convivência demonstram que, mesmo com tantas naturezas diferentes, elas podem coabitar de forma harmônica; evidenciando que cada uma tem sua função naquele ecossistema e que, dentro dos possíveis desequilíbrios, elas se equilibram.

A reflexão sobre a condição humana é inevitável ao se traçar um paralelo com a obra, o que pode acabar por transformar a história numa grande metáfora social.

Além de “Canto do Muro”, a mesa redonda vai abordar o ícone de Câmara Cascudo como referência mundial de uma cultura e identidade nacional, trazendo para o cenário a discussão ética sobre o direito à cultura.

Essa edição especial vai contar com participações como o presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras Diógenes da Cunha Lima; a presidente do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Daliana Cascudo Roberti Leite; e a vice-presidente do Instituto, Camilla Cascudo Barreto Maurício. Além deles, vão enriquecer o debate, os promotores de Justiça Morton Luiz Faria de Medeiros, Manoel Onofre de Souza Neto e Marcus Aurélio de Freitas Barros.

Para a Assessora Técnica de Editoração, Nouraide Fernandes Rocha de Queiroz, que é uma das idealizadoras do projeto: “Câmara Cascudo é, reconhecidamente, pesquisador fundamental da cultura brasileira, que nos presenteia com vasto acervo de obras publicadas, as quais traduzem com muita propriedade a nossa história, o nosso sentido cultural. Câmara Cascudo representa um dos pilares da nossa construção identitária, deixou-nos imenso legado sociocultural e leva o encantamento e a riqueza do Brasil mundo afora. É ícone potiguar de relevância mundial e o conhecimento da obra cascudiana é indispensável para melhor compreensão de quem somos. 

Para se inscrever, basta acessar os links abaixo:

- Modalidade presencial: https://goo.gl/8cZroV

- Modalidade EaD: https://goo.gl/yF4nNs

Sobre Luís Câmara Cascudo:

Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, no dia 30 de dezembro de 1898. Foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista. Câmara Cascudo passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Faleceu em 30 de julho de 1986, aos 87 anos, e deixou um dos mais ricos legados para a cultura brasileira.

Apaixonado pela sua terra, se autointitulando um provinciano incurável, Câmara Cascudo reconhecia que “o melhor produto do Brasil ainda é o brasileiro”.

Serviço:
Data: 28 de setembro de 2018.
Horário: 9h às 12h.
Local: Procuradoria-Geral de Justiça, Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, Candelária, Natal/RN, (84) 3232-7130.

 

          

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Whatsapp: (84) 98827-3866    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Preço do Ingresso: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia).

O agendamento prévio através do nosso WhatsApp ou endereço eletrônico é necessário para visitas de grupos.

O ingresso pode ser pago em dinheiro ou por meio eletrônico (transferência bancária ou PIX).

Visitantes com mais de 60 anos e menos de 7 anos são isentos do pagamento de ingresso.