Notícias
ESPETÁCULO QUINTAL DE LUÍS NO PARQUE DAS DUNAS
26 de Julho de 2016
  • julho 2

Nos 30 anos de encantamento de Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), o Grupo Estação de Teatro fará uma homenagem ao pesquisador da cultura popular brasileira com a curta temporada do espetáculo "Quintal de Luís" nos dias 30 e 31 de julho, sábado às 16h30 e domingo às 10h, no Parque das Dunas em Natal. Com direção de Rogério Ferraz e texto de César Ferrario, a peça é inspirada na vida e obra de Cascudo, e essa temporada conta com o apoio do projeto Bosque Encena e da MAPA Realizações Culturais. O acesso ao Parque das Dunas custa R$1,00.


SINOPSE

Teaser do espetáculo Quintal de Luís

O espetáculo de rua “Quintal de Luís” é uma homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo, pesquisador, escritor e historiador, cuja obra é referência nacional obrigatória nos campos da tradição oral, da gastronomia e da cultura popular. A fábula é uma licença poética e lúdica que remonta uma brevíssima fração temporal, onde o nosso protagonista, em um único suspiro, se propõe a peregrinar ao redor de si. Neste delírio último, do tamanho de um palco em forma de arena, um juízo inquisidor e febril se instaura. Criaturas que povoaram toda uma existência, fictícias ou verdadeiras, se apresentam como depoentes nesse tribunal da própria memória. O momento escolhido para ilustrar tal condição, é um fato verídico, quando na década de 1920 um professor do Colégio Atheneu pediu a expulsão do professor Cascudo por ocupar os espaços da sala de aula com lobisomens, sacis e outras discrepâncias científicas, relacionadas na maioria das vezes aos costumes do povo e sua oralidade.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO

A partir de um processo coletivo de inspiração, provocação e criação mútua entre o Grupo Estação de Teatro e o dramaturgo César Ferrario (integrante do Clowns de Shakespeare), responsável pelo roteiro e texto do espetáculo, surgiu "Quintal de Luís", primeiro espetáculo do Estação de Teatro pensado exclusivamente para a rua. No palco em forma de arena sete brincantes revivem as memórias e fragmentos (reais e fictícios) da vida e obra de Luís da Câmara Cascudo. Estão em cena os atores Caio Padilha, Davidson Lacerda, Joanisa Prates, Manu Azevedo e Nara Kelly, do Grupo Estação de Teatro, além do elenco convidado formado por Enio Cavalcante, Ananda Krishna. A direção é de Rogério Ferraz, responsável também pela cenografia e iluminação; direção musical de Caio Padilha, figurinos e adereços de João Marcelino; preparação corporal de Giovanna Araújo, e preparação vocal de Geová Amorim (Maceió/AL).

Em 2015, o figurino do Quintal de Luís esteve na Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance, na capital da República Tcheca. O figurinista João Marcelino foi convidado para apresentar uma reflexão artística sobre a sua criação para o espetáculo. O encontro internacional reúne artistas das artes performáticas de mais de 60 países, dos cinco continentes, e promove discussões sobre a cena contemporânea.

FICHA TÉCNICA

Direção: Rogério Ferraz

Dramaturgia: César Ferrario

Elenco: Ananda Krishna, Caio Padilha, Davidson Lacerda, Enio Cavalcante, Joanisa Prates, Manu Azevedo e Nara Kelly

Elenco stand in: Giovanna Araújo

Direção Musical: Caio Padilha

Figurino, Adereços e Caracterização: João Marcelino

Cenografia e Iluminação: Rogério Ferraz

Produção: Nara Kelly

Comunicação: Joanisa Prates

Fotografia: Tiago Lima

 

SOBRE O GRUPO

www.grupoestacaodeteatro.com.br

O Grupo Estação de Teatro (Natal/RN) atua profissionalmente no cenário teatral com quatro espetáculos em seu repertório: “Guerra, Formigas e Palhaços”, “Estação dos Contos”, “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada” e “Quintal de Luís”. Todos eles têm forte pesquisa musical e são comprometidos com o incentivo à leitura, através da contação de histórias e da valorização da cultura popular. A trajetória do grupo, que iniciou em 2009, conta com Prêmios e Projetos importantes do cenário nacional: Palco Giratório Sesc 2015 - turnê em 18 estados do Brasil; Programa de Patrocínios Cosern Cultural 2015;  Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 e Programa BNB de Cultura 2010. 

 

SERVIÇO

Espetáculo Quintal de Luís no Parque das Dunas

Sábado (30/7) às 16h30 e domingo (31/7) às 10h

Bosque Encena - Parque Estadual das Dunas 

Avenida Alexandrino de Alencar, s/n, Tirol - Natal/RN

Informações: Joanisa Prates (84) 98838-5881

 

MÍDIAS SOCIAS

facebook.com/grupoestacaodeteatro

instagram.com/grupoestacaodeteatro

youtube.com/grupoestacaodeteatro

CONTATO IMPRENSA

Joanisa Prates | joanisaprates@gmail.com

(84) 9 8838-5881 | 9 9986-1469


 

Grupo Estação de Teatro ·  Natal RN

www.grupoestacaodeteatro.com.br

 

Produção · Nara Kelly

narakellyatriz@gmail.com

(84) 9 9694 5746 

 

Imprensa · Joanisa Prates

joanisaprates@gmail.com

(84) 9 8838 5881 | 9 9986 1469

 

Mídias Socias

facebook.com/grupoestacaodeteatro

instagram.com/grupoestacaodeteatro

youtube.com/grupoestacaodeteatro

 

Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Avenida Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta - Natal/RN

CEP: 59.025-280

(84) 3222-3293    

Visitação

O Instituto está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. A Bilheteria fecha às 15h30.

Preço do Ingresso: R$ 5,00 - Estudantes com carteira pagam meia-entrada.

Escolas da rede pública e projetos sociais são isentos do pagamento.

Professores da escola particular acompanhando grupos de alunos são isentos do pagamento.

O ingresso só pode ser pago em dinheiro, não havendo venda antecipada de ingresso.